O Capitalismo é o sistema mundial de governo, sociedade, e outros. O Capitalismo tem como principal objetivo alcançar o lucro, e vê o dinheiro como uma roda que move o mundo. Além disso, esse mesmo sistema divide a população inteira em classes, de forma que passamos a ter o Mundo desenvolvido, realidade de poucos países, e o Mundo subdesenvolvido, que faz parte da realidade da maior parte da população. Nova Ordem Mundial, Divisão Internacional do Trabalho, são todas consequências do Capitalismo, e um dos principais efeitos desse sistema é a Globalização, que procura uma maior integridade entre os países. Isso começou desde muito tempo atrás. Lá atrás, a muitos nós de distância atrás.
Esse efeito de Globalização começou a partir do momento em que uma tripulação saiu de determinado país em busca de novos territórios, em busca de novas especiarias, e novos recursos, para aumentar, justamente, o lucro. Essas tripulações receberam o nome de Grandes Navegações, que é uma das fortes características de uma das fases do Capitalismo: o Capitalismo Comercial, que recebe também o nome de Mercantilismo. Nessa fase, o comércio passou a ser a principal atividade daquela época, dando origem ao nome.
![]() |
O Comerciante e sua esposa, de Van Reymerswale |
Talvez lutar contra isso seja uma boa opção, talvez não. Até porque o poder de decisão está nas mãos de quem tem o poder. No caso, os nossos presidentes e os poucos ditadores. Não vejo o Socialismo como uma opção, até porque o homem tem sede de poder, e o mais influente entre o seu grupo seria o "poderoso", e este sem dúvidas impor-se-ia sobre os demais, impondo regras, e costumes, resultando num regime totalitário, como vimos na U.R.S.S. O Socialismo seria o sistema perfeito. No papel. Na prática,o homem consegue ter a capacidade de estragar todas as ideologias politicamente corretas, e até mesmo as incorretas resultam num mundo de tecnologias avançadas e grande comunicação entre as pessoas, mesmo que com isso venham muitos fatores negativos.
Por enquanto, tudo o que conseguiremos fazer será aceitar, calados.
"Imagine uma bota no seu rosto o tempo inteiro, pronta para acabar com você em segundos." - George Orwell, em 1984.
Por Maximiliano Sales Otremba