O Capitalismo é o sistema mundial de governo, sociedade, e outros. O Capitalismo tem como principal objetivo alcançar o lucro, e vê o dinheiro como uma roda que move o mundo. Além disso, esse mesmo sistema divide a população inteira em classes, de forma que passamos a ter o Mundo desenvolvido, realidade de poucos países, e o Mundo subdesenvolvido, que faz parte da realidade da maior parte da população. Nova Ordem Mundial, Divisão Internacional do Trabalho, são todas consequências do Capitalismo, e um dos principais efeitos desse sistema é a Globalização, que procura uma maior integridade entre os países. Isso começou desde muito tempo atrás. Lá atrás, a muitos nós de distância atrás.
Esse efeito de Globalização começou a partir do momento em que uma tripulação saiu de determinado país em busca de novos territórios, em busca de novas especiarias, e novos recursos, para aumentar, justamente, o lucro. Essas tripulações receberam o nome de Grandes Navegações, que é uma das fortes características de uma das fases do Capitalismo: o Capitalismo Comercial, que recebe também o nome de Mercantilismo. Nessa fase, o comércio passou a ser a principal atividade daquela época, dando origem ao nome.
 |
O Comerciante e sua esposa, de Van Reymerswale |
Essa fase caracteriza-se pela relação entre Metrópole e Colônia. A primeira colonizava os países que não eram considerados "potências econômicas", e buscava neles novos recursos, que eram extraídos quando encontrados, caracterizando o processo de exploração, diferentemente da colonização de povoamento, que valorizava o comércio interno. Isso está presente até os dias atuais, já que os países chamados subdesenvolvidos aceitam uma série de "explorações" dos países chamados desenvolvidos, que enriquecem com os recursos ganhos com os países mais pobres.
Talvez lutar contra isso seja uma boa opção, talvez não. Até porque o poder de decisão está nas mãos de quem tem o poder. No caso, os nossos presidentes e os poucos ditadores. Não vejo o Socialismo como uma opção, até porque o homem tem sede de poder, e o mais influente entre o seu grupo seria o "poderoso", e este sem dúvidas impor-se-ia sobre os demais, impondo regras, e costumes, resultando num regime totalitário, como vimos na U.R.S.S. O Socialismo seria o sistema perfeito. No papel. Na prática,o homem consegue ter a capacidade de estragar todas as ideologias politicamente corretas, e até mesmo as incorretas resultam num mundo de tecnologias avançadas e grande comunicação entre as pessoas, mesmo que com isso venham muitos fatores negativos.
Por enquanto, tudo o que conseguiremos fazer será aceitar, calados.
"Imagine uma bota no seu rosto o tempo inteiro, pronta para acabar com você em segundos." - George Orwell, em 1984.
Por Maximiliano Sales Otremba