terça-feira, 8 de maio de 2012

Industrialização


Imagem de como seria uma indústria daquela época

   Talvez se perguntarmos a qualquer pessoa qual ela considera como mais importante: mercantilismo ou industrialização, ela provavelmente responderá que a "industrialização", já que sem ela não teríamos a tecnologia que temos atualmente. A pergunta que faço é: "a pessoa estaria certa, ou errada?" Errada.
    O Mercantilismo foi quem, na verdade, deu o impulso inicial para o início da industrialização, já que nesta fase do capitalismo a indústria foi muito influenciada, já que os produtos manufaturados eram muito mais valorizados do que aqueles mais rústicos, ainda como matéria-prima. Daí então surgiram os produtos manufaturados, em maior quantidade, e na maioria das vezes padronizados. Nessa época ainda havia a utilização do trabalho manual, ainda que houvessem máquinas, mas que não funcionavam sem a coordenação de um ser humano que pudesse controlá-la.
Fábrica - Chevrolet
   Esse impulso inicial permitiu que pudéssemos ter hoje tecnologias altamente avançadas, com robôs que imitam cada vez mais o homem, e é independente, o que diminui o tempo necessário para produção, e barateia os produtos, melhorando a qualidade de vida de grande parte da população. Ainda assim, em muitos lugares ainda há trabalhadores em situações ruins, sofrendo uma quase-escravidão, consequências da cobiça do homem em ter dinheiro, e obter lucro compulsivamente.
   De modo geral, se esse impulso não tivesse se iniciado na época do Mercantilismo, fase do Capitalismo que também possui o nome de Capitalismo Comercial, o homem só daria início a esse processo anos depois, de modo que o que teríamos hoje seria menos desenvolvido, e bem menos funcional. Demos graças, pois, ao mercantilismo e suas ideias!

                                                   Por Juliana Ataíde

Nenhum comentário:

Postar um comentário