O Capitalismo é o sistema mundial de governo, sociedade, e outros. O Capitalismo tem como principal objetivo alcançar o lucro, e vê o dinheiro como uma roda que move o mundo. Além disso, esse mesmo sistema divide a população inteira em classes, de forma que passamos a ter o Mundo desenvolvido, realidade de poucos países, e o Mundo subdesenvolvido, que faz parte da realidade da maior parte da população. Nova Ordem Mundial, Divisão Internacional do Trabalho, são todas consequências do Capitalismo, e um dos principais efeitos desse sistema é a Globalização, que procura uma maior integridade entre os países. Isso começou desde muito tempo atrás. Lá atrás, a muitos nós de distância atrás.
Esse efeito de Globalização começou a partir do momento em que uma tripulação saiu de determinado país em busca de novos territórios, em busca de novas especiarias, e novos recursos, para aumentar, justamente, o lucro. Essas tripulações receberam o nome de Grandes Navegações, que é uma das fortes características de uma das fases do Capitalismo: o Capitalismo Comercial, que recebe também o nome de Mercantilismo. Nessa fase, o comércio passou a ser a principal atividade daquela época, dando origem ao nome.
![]() |
O Comerciante e sua esposa, de Van Reymerswale |
Talvez lutar contra isso seja uma boa opção, talvez não. Até porque o poder de decisão está nas mãos de quem tem o poder. No caso, os nossos presidentes e os poucos ditadores. Não vejo o Socialismo como uma opção, até porque o homem tem sede de poder, e o mais influente entre o seu grupo seria o "poderoso", e este sem dúvidas impor-se-ia sobre os demais, impondo regras, e costumes, resultando num regime totalitário, como vimos na U.R.S.S. O Socialismo seria o sistema perfeito. No papel. Na prática,o homem consegue ter a capacidade de estragar todas as ideologias politicamente corretas, e até mesmo as incorretas resultam num mundo de tecnologias avançadas e grande comunicação entre as pessoas, mesmo que com isso venham muitos fatores negativos.
Por enquanto, tudo o que conseguiremos fazer será aceitar, calados.
"Imagine uma bota no seu rosto o tempo inteiro, pronta para acabar com você em segundos." - George Orwell, em 1984.
Por Maximiliano Sales Otremba
Muito interessante sua postagem. O capitalismo influência até os dias atuais e tudo começou a partir das feiras, dos burgos até durante a época de colonização já se falava em capitalismo como nas trocas ou vendas de especiarias.E também as colônias durante o período de colonização as colônias serviam de abastecimentos para as metrópoles. ( Mirla Patrícia Dourado 7ºc)
ResponderExcluirRealmente, o capitalismo foi criado a muito tempo atrás, através da Reforma Protestante (O Calvinismo valorizava o trabalho e o hábito de guardar dinheiro, aprovando os hábitos da burguesia) e do Mercantilismo (que foi o ressurgimento do comércio). E isso dura até hoje (principalmente depois da Guerra Fria, quando o capitalismo "venceu" o socialismo).
ResponderExcluirFrancesca 7ª
Como citado, as relações entre as metrópoles e as colônias eram totalmente desfavoráveis para os países explorados. Os seus recursos foram altamente extraídos, simplesmente pelo fato do grande interesse dos portugueses e espanhóis, que tinham em mente o desenvolvimento da sua respectiva coroa e o monopólio da economia das colônias, que só podiam comercializar com as suas próprias metrópoles. Talvez seja por isso e por muitos outros fatores que hoje nos encontramos nessa triste realidade de subdesenvolvimento econômico, social e político dentre o contexto mundial.
ResponderExcluirMuito bom, vocês souberam explicar o assunto de uma forma clara, de modo que o leitor possa entender. Até os dias atuais é o capitalismo que comanda tudo. Para tudo no mudo, precisamos de dinheiro, e infelizmente vem dividindo o mundo em classes, dessa forma divide consequentemente o modo de vida, de oportunidades e de direitos de todos. ( Maria Cecilia Pinheiro Dos Santos)
ResponderExcluiro texto sobre o capitalismo esta muito bem explicado, porque souberam nos mostra que o capitalismo gira em torno do lucro e também quer a maioria da população vive em um mundo subdesenvolvido pobre e poucos em países ricos.
ResponderExcluirpor: Larissa Louise 7c
Adorei a explicação,
ResponderExcluirmuito informativa e importante.
Para quem for pesquisar sobre o assunto eu recomendaria este site, pois ele possui uma boa explicação.
Por: Rebeca Agnes 7ªc
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBastante explicado, e como outros colegas disseram, deixa claro que o capitalismo gira em torno dos lucros obtidos. E deixa bem claro também que não são todos os países que tem a possibilidade de ser desenvolvido, e sim, muitos deles são subdesenvolvidos. Ressalta também, um fator importante que é a Globalização.
ResponderExcluirAluna : Monique Arbués, 7ª C
adorei,esta tudo explicado de forma bem claro e ótima fonte de pesquisa pra quem pesquisar do assunto!!!
ResponderExcluirPara mim foi uma das melhores postagens, e eu queria falar um pouco também da importância do capitalismo para a globalização.
ResponderExcluirDesde o início da idade média o capitalismo influência a política o governo e a sociedade do país, o capitalismo atribui o poder a quem tem mais dinheiro e o dinheiro é o que importa nos dias atuais em que o mundo inteiro é capitalista. A globalização veio do capitalismo, da necessidade de obter mais terras e conseguir mais minérios para poder obter mais dinheiro e poder, isso está associado a globalização.
Na globalização as pessoas são divididas em camadas sociais de acordo com o poder ou seja com o dinheiro que tem, na globalização a tecnologia é bastante avançada e para ter acesso a essa tecnologia é nescesário ter dinheiro; resumindo para tudo no mundo globalizado é nescesário ter o dinheiro.
Por: Ronan Garcez Jesus 7°C