O mercantilismo fez parte de uma fase de transição econômomica da história, mudança do feudalismo para o capitalismo. Um dos seus principais obetivos foi a tentativa da classe burgueza se tornar a classe dominante ou ao menos fazer parte dela, classe esta que era privilégio dos morgados. Com a nescessídade de manter os estatos econômicos da nobreza, foi necessária, imprescindivel e rápida uma mudança no sistema econômico da época, que voltada para as propriedades de terras não mais suportava um sistema frágil e decadente na ecônomia. O período correspondente é no final do seculo XV e inicio do seculo XVI, que por consequencia das mudanças deram inicio as grandes navegações, tendo como países pioneiros, Portugal e Espanha, em busca de novas fontes de riquezas provindas de algares, pois no sistema economico que dominava, a principal demonstração de riquezas e poder de um país eram medidas em metais preciosos, ouro e prata. Tendo como maior objetivo o excedente comercial, o mercantilismo dominou as classes da época e mudou as políticas econômicas dos estados absolutistas, que indiretamente, enriquecia a burguesia mesmo com toda intrvenção e protecionismo do estado. Por Rainer Gabriel Camera |
Um Grupo da 7ª Série, sob sugestão do Prof.º de História, César Mustafa, resolveu fazer um blog para que pudéssemos compartilhar o que aprendemos com outras pessoas... Como o nosso professor diz, "É a gordura que deixa as coisas boas." Logo, essa 'gorda história", entupida de informações, busca deixar a História, digamos, mais gostosa.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Mercantilismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boas citações, porém não existe nenhuma parte que trate dos próprios princípios mercantilistas, que são o "coração" de todo esse sistema econômico.
ResponderExcluir