segunda-feira, 7 de maio de 2012

Princípios Mercantilistas.

Assim como o absolutismo, o mercantilismo variou de um país para outro, mas apresentou alguns princípios básicos como:

Metalismo: A crença do qual quanto mais ouro e prata uma nação possuísse mais rica ela seria. Com essa crença os metais preciosos eram evitados de sair do país.



Balança comercial favorável: Exportava-se o máximo e importava-se o mínimo obtendo saldo positivo na balança comercial, um principio que teve origem e consequência do metalismo e como o dinheiro era feito de ouro e prata, a forma de te-los era manter essa balança favorável para o país.


Protecionismo: Incentivo ao comércio, à industria, e à marinha mercante nacionais protegendo-os da concorrência estrangeira. Para favorecer os produtos nacionais, por exemplo, aumentava-se os preços dos produtos estrangeiros tornando-os mais caros e consequentemente os nacionais tendo preferencia.


Todo comércio colonial deve ser monopólio da metrópole: As colonias deviam comerciar unicamente com suas respectivas metrópoles. Assim o Brasil (colônia), por exemplo, só podia comerciar com sua metrópole (Portugal). E só podia comprar dela os produtos, tecidos e manufaturados de que necessitassem. Portugal tinha, portanto, o monopólio (exclusividade) do comércio brasileiro. Esse compromisso de só comerciar com a metrópole chama-se também de pacto colonial.

.


                                                                                                              Por Helena Rangel Zilli

4 comentários:

  1. A postagem está bastante resumida, os principais objetivos e o que significa cada uma das suas caracteristicas está bem explicado. O mais importante é que ressalta que desde o ínicio o Brasil era a colônia, e Portugal a metrópole.

    ResponderExcluir