terça-feira, 8 de maio de 2012

Produtos Manufaturados no Mercantilismo

            O mercantilismo estava sempre mudando. Temos como exemplo o século XVI onde a Espanha encontrou metais preciosos na América e foi considerado a nação mais poderosa da Europa, graças ao metalismo que predominou naquela época. 
            Tanto a Espanha quanto Portugal compravam de suas colônias ou de outras metrópoles aquilo que precisava, o que ajudou a inibir a industria do país. Lembrando que a Espanha não se preocupava em desenvolver a industria.
            Na segunda metade do século XVII, foi adotado o protecionismo na França. O governo protegia as manufaturas francesas abolindo impostos das exportações e aumentando os mesmos nas importações.
           Na Inglaterra, o mercantilismo começou a ser aplicado pela dinastia Tudor, com a rainha Elizabeth I e continuou pelos séculos XVII e parte do XVIII. O governo se empenhou em incentivar o comércio exterior e a marinha mercante. A monarquia inglesa lucrou muito no comércio exterior com a pirataria.
            Ainda na Época da rainha Elizabeth, a mesma estendeu a proteção à industria naval e à mineração por precisar de navios para comercializar com outros países. Lembrando que para fazer navios, é preciso de ferro.

                                                                                                            Por Ana Paula Galvão

Um comentário: